Turismo

mc passaporte foto marcelo camargo 10 07 2015 001

A partir de dezembro, o cidadão que for tirar o passaporte precisará apresentar um número menor de documentos. A dispensa dos comprovantes de quitação eleitoral, de serviço militar e do comprovante de pagamento da taxa começará a ser implementada gradualmente a partir do fim do próximo mês e valerá para todo o país até o final de 2018. A medida faz parte do programa do governo federal Brasil Eficiente.

Criado em março deste ano, o programa tenta desburocratizar a oferta de serviços e reduzir custos. Além da emissão do passaporte, outros serviços vão passar por processo de desburocratização. “O objetivo é a simplificação administrativa, a modernização da gestão e a melhoria da prestação dos serviços públicos tanto para os cidadãos e sociedade civil como para as empresas com que o governo tem relação. É um modelo que busca também reduzir custos”, explicou a subchefe de articulação e monitoramento da Casa Civil, Natália Marcassa.

No caso do passaporte, permanece a obrigatoriedade de apresentar o documento de identidade, CPF e naturalidade. Os documentos que tiveram a apresentação dispensada serão buscados na base dados do governo pelo órgão responsável pela emissão do passaporte. Assim, o cidadão não terá que solicitar um documento em um órgão governamental para em seguida entregar em outro.

Consultas no SUS

Também a partir de dezembro, começará a funcionar um projeto-piloto para agendamento online de consultas no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa será implementado em 21 cidades e 10% dos agendamentos serão feitos online pelo aplicativo e-SUS Cidadão.

O aperfeiçoamento e expansão da carteira de trabalho digital também está entre as ações do programa. Para identificar e revisar iniciativas que podem ser simplificadas, o Brasil Eficiente tem comitês permanentes de desburocratização nos ministérios. Os comitês já somam 222 iniciativas entre implementadas, iniciadas e aguardando o início.

|Fonte: Agência Brasil
|Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

trade imprensa2

O Hotel Sesc Atalaia, empreendimento da rede hoteleira do Serviço Social do Comércio, foi apresentado para representantes do Trade Turístico sergipano e profissionais da imprensa local, em eventos realizados na nova unidade. Foi ofertado um café da manhã para os participantes, que também conheceram a estrutura do hotel.

A apresentação foi feita pelo presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira, que também guiou os convidados pelas instalações do hotel, apresentando toda a aparelhagem de recepção, quartos, parque aquático, academia, espaços para eventos e restaurante da unidade. Cerca de 150 convidados participaram da apresentação ocorrida em dois dias para atender melhor aos participantes.

Laércio Oliveira destacou a realização da obra e lembrou que o empreendimento trará muito retorno para toda a cadeia produtiva do turismo em Sergipe.

“Estamos entregando uma grande obra, com uma estrutura de alta qualidade para hospedagem, realização de eventos e lazer, para o público comerciário brasileiro que terá no Hotel Sesc Atalaia, um dos hotéis mais bonitos, confortáveis e com uma grande infraestrutura turística ao seu redor. Esse hotel, é um investimento de mais de 45 milhões de reais, totalmente direcionado para o público comerciário. Com isso, deixamos de ser um estado meramente emissor de turistas pelo programa Turismo Social, que oferece hospedagem a baixo custo para o comerciário, para também nos tornarmos receptores. O turismo sergipano ganha com isso, pois o público assistido pelo Sesc em todo o país passará a vir para Aracaju, onde também injetará divisas nos empreendimentos turísticos. São 52 setores da economia movimentados pelo turismo e com a chegada do Hotel Sesc Atalaia, esses setores sofrerão um impacto positivo, trazendo receita para as empresas afins do turismo”, disse Laércio.

O secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, participou da visita realizada com os convidados e valorizou a iniciativa do Sistema Fecomércio, em implementar um hotel com estrutura em nível internacional para ofertar hospedagem de qualidade para o comerciário em Sergipe.

“O Hotel Sesc Atalaia é muito bem-vindo. Esse empreendimento vai ajudar nosso estado a receber mais turistas pelo projeto de turismo subsidiado pelo Sesc. O Sistema Fecomércio tem sido um grande fomentador da economia e desenvolvimento, e com essa nova unidade hoteleira, colocando Sergipe no cenário nacional da rede Sesc, vai fazer com que nosso estado cresça mais. Oferecer qualidade para o público, com preços subsidiados é uma grande ação do Sesc, que estimula o turismo em nosso estado”, comentou.

O Hotel Sesc Atalaia será inaugurado na quinta-feira, 30 de novembro, em uma cerimônia preparada para receber mil e quinhentos convidados. Os serviços desenvolvidos no hotel serão providos pelo próprio Sesc e pelo Senac, por meio da Escola de Hotelaria, onde os alunos aprenderão a teoria no curso em desenvolvimento, para colocar a prática na unidade hoteleira. Assim, atendendo a sua finalidade educacional.

A unidade de hotelaria Sesc Atalaia funcionará com 60 apartamentos ofertados para o público. Além disso, tem uma estrutura receptiva para a realização de eventos de grande porte, com parques esportivo e aquático, academia. Laércio Oliveira lembrou que a procura para o Hotel Sesc Atalaia está muito acima das expectativas, o que já mostra a força do empreendimento na rede Sesc de hotelaria. “Começaremos a operar no dia 15 de dezembro, mas já estamos com demanda reprimida. Isso é bom, pois a procura do público pelo nosso hotel mostra como o comerciário está interessado em conhecer Aracaju. E para eles, temos as melhores instalações do Brasil, no mais belo cartão postal de Aracaju. Na praia de Atalaia, com 60 apartamentos, todos com vista para o mar”, finalizou o presidente.

|Fonte: Assessoria de Comunicação
|Foto:  Comunicação/Fecomércio

WhatsApp Image 2017 10 26 at 9.28.15 PM

A oferta do voo direto de Aracaju para Buenos Aires tem deixado as agências de turismo do estado otimistas. A representante da Agência Cacilda Aragão Tour destaca que é só o início de muitas coisas que podem ser realizadas para alavancar o turismo do estado e que um dos grandes desafios é divulgar Sergipe em outros países. 

“É uma troca que quem ganha mais é o estado de Sergipe, porque já é comum o sergipano ir para a Argentina por ser um país mais próximo da América do Sul, mas é uma iniciativa para divulgar o nosso estado em outro país. A gente espera que os estrangeiros sejam atraídos e fiquem no mínimo oito dias aqui. Temos o Cânion de Xingó, a Foz do São Francisco, cidades histórias como Laranjeiras e São Cristóvão, os pontos turísticos da capital. Ou seja, temos muitas riquezas a serem exploradas aqui. Sergipe precisa ser visto. O trade turístico está bem animado com esse voo direto”, comentou Cacilda Aragão.

A diretora da agência, que inclusive já dispõe de diversas opções de pacotes para viagens na Argentina, enfatizou ainda que o novo voo serve como estimulo para maior exploração do país. “É um incentivo para os sergipanos explorarem outras regiões da Argentina como a Patagônia, região dos vinhos em Mendonza, estações de ski em Bariloche e roteiros de neve. Temos muitos pacotes que têm agradado o público e com o voo direto isso irá facilitar para redução do tempo de viagem, por exemplo, entre outras comodidades”, pontuou.

|Fonte: Assessoria de Comunicação
|Foto: Divulgação

Arraial DAjuda Porto Seguro BA panoramio

O ano daqui a pouco acaba e é preciso se programar para as merecidas férias, não é mesmo? E se você deseja conhecer o litoral sul da Bahia, aqui temos uma excelente opção. As praias de Porto Seguro, Trancoso e Arraial d’Ajuda são de tirar o fôlego. E tem de tudo um pouco. Lá, você pode encontrar desde o agito do axé, com shows musicais e apresentações de dança, bares, restaurantes e, ainda, locais bem sossegados -- excelentes para contemplar a natureza e relaxar. São praias com mar muito azul e areia clara, com águas mornas e tranquilas. Perfeito para uma viagem em família ou em grupos de amigos. 

Para chegar à Porto Seguro, localizada no sul da Bahia, você pode seguir pela BR 101. O trajeto é de cerca de 930km, dando um total de 12 horas de viagem. O roteiro te levará à Eunápolis e, de lá, segue pela BR-376.

Porto Seguro tem aeroporto próprio, facilitando a vida de quem vem de cidades distantes. As principais companhias aéreas (TAM, Gol e Trip/Azul,) passam pelo aeroporto da cidade. O aeroporto fica próximo ao centro e a rodoviária -- distante 5km da balsa que leva a Arraial d`Ajuda.

Como todo mundo sabe, as praias, durante o dia, são as principais atrações da região, mas, para quem curte badalação, vai a dica: a noite ferve no centro da cidade. E é lá que tem um local perfeito para aqueles que apreciam o turismo gastronômico. É a Passarela do Álcool, lugar cheio de bares, barracas de drinks, restaurantes e lojinhas de lembranças. O melhor da noite está ali.

Porém como ninguém é de ferro, é preciso ter um bom lugar para descansar e recarregar as energias. Tanto em Porto Seguro, quanto em Trancoso e Arraial d’Ajuda, as opções de hospedagem são diversas, todavia nem tudo cabe no orçamento, né? Mas, procurando direitinho, conseguimos encontrar uma boa opção.

O Suítes&Flats Trancoso oferece serviços de aluguel por temporada com preços bem interessantes. E tem imóvel em vários pontos da cidade. Em Trancoso, por exemplo, são 4 suítes, com quartos amplos (que acomodam até 4 pessoas), ar condicionado, geladeira, microondas e banheiro -- perfeito para hospedar grupos de amigos. Já quem vai viajar com a família, uma boa opção são os flats. Estes são mais amplos, com ar condicionado, cozinha americana (equipada com vários utensílios domésticos), sala de estar e banheiro. São seis flats que acomodam até 5 pessoas.

4349602912 1da1f4da0a b
Ainda em Trancoso, existe a opção dos apartamentos de dois quartos. Ambos com ar condicionado, dois banheiros, sala de estar, cozinha americana equipada, área de serviço, internet wi-fi, e estacionamento. Os apartamentos podem acomodar até seis pessoas.

Já em Arraial d'ajuda, dois apartamentos (localizados a 300 metros da rua do Mucugê), são uma boa alternativa para quem busca tranquilidade. Cada apartamento possui dois quartos com ar condicionado, sala de estar, cozinha americana toda equipada, banheiro social, área de serviço e internet wi-fi. Os apartamentos têm a capacidade de acomodar até cinco pessoas.

Mas se você prefere a agitação da cidade, uma casa no centro de Porto Seguro, é o seu destino certo. Localizada na orla, a 300 metros da praia, entre as cabanas Axé Moi e Toa Toa, a casa tem 3 quartos (sendo um suíte), ar condicionado, piscina, churrasqueira, uma área de jardim, banheiro social, cozinha ampla, sala de estar, internet wi-fi, área de serviço e estacionamento para até 3 carros.                        

Valores

O Suítes&Flats Trancoso oferece serviços de acomodação para família e grupos de amigos com diárias a partir de R$ 300,00, na alta temporada (que vai de dezembro até meados de março).

As reservas podem ser feitas pelo (73) 98803-9024 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. E, também, acessando a página no Facebook: @suiteseflats

|Por Jonatan Santana
|Foto: Divulgação

Praias Aracaju FOTO JORGE HENRIQUE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no último dia 19, a Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2016 destacando as principais características da rede hoteleira no País. De acordo com a pesquisa, Aracaju aparece como a 4ª capital brasileira e a 2ª nordestina no número de leitos por 100 mil habitantes.

Os dados são baseados em um levantamento realizado pelo Observatório de Sergipe, vinculado a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), com base na Pesquisa de Serviços e Hospedagem do IBGE em convênio com o Ministério do Turismo, para levantar os principais aspectos da rede hoteleira do Brasil.

De acordo com a diretora de pesquisa do Observatório de Sergipe, Michele Dória, em 2016 havia 285 estabelecimentos de hospedagem no estado de Sergipe, com 9.340 unidades habitacionais e 21.719 leitos. “Entre esses estabelecimentos, 48,4% eram pousadas; 29,1% hotéis; e 18,9% motéis”, explicou Michele, ressaltando que o percentual de pensões e hospedagem, apart-hotéis/flat, hostels/albergues turísticos e outros somaram 3,6%.

Ainda segundo a diretora, na região Nordeste o cenário é semelhante. “As pousadas também são maioria (46%), seguidas por hotéis (34,3%) e motéis (14,9%). Já no Brasil, os hotéis respondiam por quase metade dos estabelecimentos de hospedagem (47,9%). As pousadas 31,9% e os motéis 14,2%”, afirma.

O levantamento revela que em 2016, Sergipe tinha uma média de 33 unidades habitacionais por estabelecimento de hospedagem, ficando acima da registrada pela nacional e pela região Nordeste, de 32 e 30 unidades, respectivamente.

Outro ponto analisado pelo Observatório é que de 2011 a 2016 houve um acréscimo de 17,9% no número de estabelecimentos de hospedagem em Aracaju. Entre as capitais nordestinas, foi uma das que obteve maior crescimento. No tocante ao número de leitos, Aracaju destaca-se como a capital nordestina que mais cresceu, com 26,6%.

Gráfico Turismo leitos Aracaju


|Fonte: ASN
|Foto: Jorge Henrique/ASN

Reunião Setur Aviação


Órgãos ligados à aviação e membros da Secretaria de Estado do Turismo e da empresa Gol estiveram reunidos para definir as adequações e as formas de atuação para a implantação do primeiro voo regular internacional em Sergipe. O encontro aconteceu na quinta, 20, na sede da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero, e contou também com a participação de membros da Polícia Federal, da Receita Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.

A operação do voo com saída de Aracaju/SE e destino a Buenos Aires, na Argentina, tem início previsto para o dia 04 de novembro, dependendo apenas da autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ele será realizado pela empresa Gol Linhas Aéreas, com saídas e chegadas previstas para os sábados.

“O Governo do Estado teve um papel fundamental para a implantação desse voo. E agora, solicitamos essa reunião para a união de todos os órgão envolvidos. Existe uma expectativa muito grande para a operação desse voo e traz uma perspectiva dos sergipanos viajarem com mais facilidade para a Argentina e, principalmente, dos argentinos virem para cá”, explicou o secretário do Turismo, Fábio Henrique.

Fábio Henrique enfatizou que serão de 120 a 150 argentinos semanalmente, conhecendo e gerando renda em Sergipe, movimentando toda a cadeia produtiva. A aeronave terá a capacidade de 174 passageiros, fará escala em Salvador/BA e o tempo médio de viagem será de quatro horas e meia, já contando com a escala.

Infraero
Entre os assuntos mais abordados, as questões ligadas à segurança dos passageiros e a implantação de novos equipamentos para atender a demanda. “Esse é o primeiro voo regular internacional da história de Sergipe, já recebemos voos charters. Esse voo mudará a cara da nossa capital, de Sergipe, porque são passageiros de um país vizinho, com novas culturas. É um recomeço para o Estado na área do turismo”, defendeu o superintendente do Aeroporto de Aracaju em exercício, Wanderson Silva.

 

|Fonte e fotos: ASN

0abc2321a223cc7a3513974495deb6d8


Já tem data marcada o início da operação do primeiro voo regular internacional com saída de Aracaju com destino a Buenos Aires, na Argentina: 04 de novembro de 2017. Pertencente à Gol Linhas Aéreas, o voo acontecerá com saídas e chegadas aos sábados em uma aeronave com capacidade para 174 passageiros, escala em Salvador e tempo médio de viagem de quatro horas e meia - já contando com a escala. 

O Governo do Estado negociou com a empresa aérea para a inclusão do voo, com a intenção de incrementar o cenário da viação sergipana. “A existência desse voo garantirá turistas argentinos nas altas e baixas temporadas. Em agosto, já iniciaremos ações promocionais na Argentina para reforçar o destino Sergipe. Faremos rodadas de negócios entre os nossos receptivos e hotéis, junto às operadoras, agentes de viagens e a imprensa argentina”, explicou o secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique. 

A operação do primeiro voo regular internacional de Sergipe teve início em uma reunião realizada no dia 21 de março, entre o secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique; o diretor de Relações Institucionais da Gol, Claudio Neves Borges; e o executivo Bherener Matos; na sede da empresa, em São Paulo. Fábio Henrique destacou o pedido feito pelo governador Jackson Barreto. “Desde o começo, a Gol sinalizou de forma positiva”, ressaltou o gestor.

O secretário Fábio Henrique reforçou, ainda, que o grande fluxo de Argentinos no estado favorecerá a economia. “Serão muitos argentinos nas praias, bares, restaurantes e hotéis, conhecendo e consumindo, se admirando com o nosso artesanato. Não tenho dúvida que será um grande marco do Governo de Sergipe”, disse.

A expectativa é que o voo atraia uma média de 600 argentinos mensalmente para Sergipe, e movimente toda a cadeia produtiva do turismo. A Infraero está elaborando um projeto para que o aeroporto opere com tranquilidade, desenvolvendo uma logística integrada com a Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa, Ministério da Agricultura e Governo de Sergipe.

 

|Fonte e foto: Setur

Sobre Nós

O Soma Notícias é um projeto voltado para garantir que a notícia chegue até o leitor de forma qualificada, com a confiabilidade necessária, numa forma de reportar à toda sociedade assuntos que são de interesse público. Como vivemos um momento diferenciado na comunicação, em que a importância de quem consome a notícia é mais valorizada do que nunca, o Soma Notícias vem para se somar ao objetivo de termos uma sociedade cada vez mais justa, plural e ciente de que os direitos e os deveres dos cidadãos se aplicam a todos, sem exceção. E isso só é possível se tivermos acesso a uma gama de informações confiáveis, que não abram espaço para a dúvida quanto a sua procedência. Essa é a missão do Soma Notícias. E é para executá-la que aqui estamos!

Newsletter

Deixe seu melhor e-mail para receber novidades e/ou promoções.
Somos contra Spam!