Soma Notícias

Soma Notícias

img 2890

Em Aracaju, 650 idosos são atendidos pelos 16 Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Além de atividades lúdicas, educativas e culturais, a partir de 2018, as pessoas idosas vinculadas aos Cras terão à disposição as atividades físicas do Programa Vida Saudável, projeto firmado para a capital entre o secretário adjunto municipal da Assistência Social, Valdiosmar Vieira e o secretário municipal de Juventude e Esporte, Jorge Araújo Filho.

De acordo com Valdiosmar Vieira, esse projeto faz parte de um pacote de parcerias que a vice-prefeita e secretária da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino, está firmando para levar políticas públicas para a população aracajuana. “Nós temos uma função muito estratégica, porque trabalhamos diretamente com a subjetividade do ser humano e precisamos lançar mão sempre da intersetorialidade para alcançarmos os nossos objetivos. Como o nosso foco é fortalecer vínculos e a base de todos esses vínculos se encontram nas famílias, as famílias perpassa por diversas nuances que não se esgotam na assistência social, por isso sempre que possível estamos firmando parcerias com outros setores da administração pública e também com as entidades privadas e do terceiro setor”.

Jorge Araújo Filho acredita que o Programa Vida Saudável será uma ferramenta bastante importante para o desenvolvimento da saúde da população da melhor idade. “A premissa da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira é a reconstrução da qualidade de vida e nós entendemos que promover práticas esportivas com o foco nas pessoas idosas é colaborar com essa premissa. Várias pesquisas apontam que o esporte leva vitalidade às pessoas, além de auxiliar no controle de doenças que são mais comuns em pessoas mais idosas, como é o caso da diabetes, hipertensão e osteoporose”, explica.

O Programa Vida Saudável é uma iniciativa do Ministério do Esporte, através da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis). Ele tem o objetivo de proporcionar a prática de atividades físicas, estimular a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, além de favorecer a pesquisa e a socialização do conhecimento. Em Aracaju o projeto terá dez núcleos e seis subnúcleos dispostos desta maneira:

 Centro de Referência (Cras)Bairro
1.                  NúcleoCras Antônio Valença RollembergFarolândia
1.1  SubnúcleoCras Jardim EsperançaInácio Barbosa
2.                  NúcleoCras Maria Diná Menezes17 de Março
2.2  SubnúcleoCras Santa MariaSanta Maria
3.                  NúcleoCras Maria José Menezes SantosPorto D’Anta
3.3  SubnúcleoCras Porto D’AntasPorto D’Anta
4.                  NúcleoCras Professor Gonçalo Rollemberg LeiteJosé Conrado de Araújo
4.4  SubnúcleoCras Enedina BonfimAmérica
5.                  NúcleoCras Terezinha MeiraVeneza I
5.5  SubnúcleoCras Madre Tereza de CalcutáJabotiana
6.                  NúcleoCras João de Oliveira SobralSantos Dumont
6.6  SubnúcleoCras Carlos HardmanSoledade
7.                  NúcleoCras Pedro AveranSanto Antônio
8.                  NúcleoCras Risoleta NevesSanatório
9.                  NúcleoCras Dr. Carlos Fernandes de MeloLamarão
10.              NúcleoCras Benjamin AlvesCoroa do Meio



|Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação

PRF moto

Nas últimas 24 horas, a PRF em Sergipe registrou três acidentes nas rodovias federais que cortam o Estado. Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas. Foram fiscalizados 126 veículos e notificados 54 condutores. Dos 38 motoristas submetidos ao teste de alcoolemoa, nenhum apresentou embriaguez alcóolica.

De acordo com a PRF, durante fiscalização realizada no plantão de ontem, 11, para inibir o excesso de velocidade, foram flagrados 28 veículos circulando acima da velocidade máxima permitida na rodovia. “Além de colocarem suas vidas e a de outros usuários em risco, os condutores serão notificados e pagarão multas que variam de R$ 130,16 a R$ 880,41. A pontuação a ser lançada nos prontuários de CNH é de 4 a 21 pontos”, informou a PRF.

Ocorrências policiais
Uma equipe da PRF recuperou na tarde de ontem, 11, uma motocicleta com restrição de roubo/furto e deteve o motorista pelo crime de receptação. A ação aconteceu no Km 185 da BR 101, município de Umbaúba/SE.

Os agentes federais realizavam fiscalização quando abordaram uma motocicleta Honda/CG 125, com placa de Sergipe, e após consulta ao banco de dados utilizado pela PRF, constataram que o veículo possuía registro de roubo/furto de 26 de outubro deste ano. O condutor foi detido pelo crime de receptação e junto com o veículo, encaminhado à Delegacia de Polícia Civil daquele município.


|Fonte: Soma Notícias – com informações de PRF
|Foto: PRF

padrasto

O padrasto e a mãe de uma criança de um ano e nove meses, morta em novembro deste ano, são, de acordo com as investigações da Polícia Civil de Simão Dias, os responsáveis pelo crime. A garotinha, segundo apuração, foi agredida e teve múltiplas fraturas e lesões nos olhos, lábios, orelha e virilha, além de apresentar um quadro de traumatismo craniano.

Após o ato brutal, a menina chegou a ser levada ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), mas acabou falecendo poucos dias depois.

José Leandro Santana Santos e a esposa, que teve a identidade preservada, foram indiciados por homicídio qualificado. Ele já está preso, mas, a mãe da garota, de acordo com a PC, terá prisão preventiva assim que o período pós-parto -- visto que deu a luz a um bebê recentemente -- terminar. Contudo, durante este tempo, continuará sendo acompanhada de perto pela Justiça.

O inquérito policial revelou, ainda, que José Leandro já havia agredido a menina outras vezes e, durante  o depoimento, ele confessou que a garota chorava muito e isso o deixava irritado.

|Por Soma Notícias/Com informações da SSP
|Foto: Divulgação/SSP

COP 3844

Agora o estado de Sergipe já possui um código específico de proteção animal. O Projeto de Lei n° 22/2017, de autoria do deputado estadual Georgeo Passos (PTC), e estabelece normas para a proteção, defesa e preservação dos animais no Estado de Sergipe, foi aprovado na última segunda-feira (11) durante votação na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Segundo o autor do PL, a ideia é punir atos de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, cometidos por pessoas comuns, instituições de pesquisa cientificas e empresas. Para isso, o projeto prevê a aplicação de sanções para quem desrespeitar as normas através da aplicação de multas e até a perda da guarda do animal.

“Esta foi uma forma que encontramos para colaborar com a causa animal em Sergipe. Percebemos que não havia uma legislação que tratasse especificamente deles, o que tem ocasionado a impunidade para quem comete qualquer ato de abuso. Por isso, o PL deverá preencher essa lacuna”, comentou Georgeo.

O projeto foi elaborado a pedido de várias entidades da causa animal e após reuniões com representantes dessas entidades. Georgeo celebrou a aprovação do Código, que irá preencher uma lacuna, uma vez que apesar do Brasil ter uma das legislações mais abrangentes sobre o tema, não há uma efetiva aplicação das normas. “Por isso, é necessária a normatização da relação homem-animal pelos demais entes federados, neste caso, o Estado de Sergipe. Certamente com a aprovação do Código de Proteção aos Animais iremos cumprir esse papel”, finalizou Georgeo.

|Com informações da Assessoria de Comunicação
|Foto: Divulgação

Juvêncio.Oliveira Ascom

Mobilidade urbana, qualidade da malha viária e as questões envolvendo saneamento básico sempre foram assuntos debatidos pelo vereador Juvêncio Oliveira (DEM) ao longo do seu primeiro ano do atual mandato na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). No decorrer desses meses, o parlamentar protocolou diversas Indicações sobre estas temáticas visando à melhoria da capital, como pontuou na terça-feira, 12.

Dentre as ações que foram realizadas, mediante as suas proposituras, destacam-se as dos bairros Luzia, Santo Antônio, Jabotiana e Centro da Cidade, destacando ainda a operação tapa-buraco e de recapeamento nas avenidas Euclides Figueiredo e Augusto Maynard.

Neste contexto, o vereador declara grande satisfação ao ver seu trabalho ganhando espaço. “Nosso objetivo como representante do povo é justamente proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população. Fico feliz quando vejo minhas Indicações sendo aprovadas e atendidas em prol dos aracajuanos. O mesmo acontece com as ações dos demais colegas parlamentares, todos comemoram o coletivo. É claro que ainda existem muitos problemas a serem solucionados, mas podemos afirmar que estamos dando o nosso máximo para reconstruir a cidade. O mais importante está sendo feito: a parceria entre o Poder Executivo Municipal e o Legislativo, juntamente com a afinidade do povo”, destaca Juvêncio Oliveira.

|Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação

aleseconcurso


Um marco histórico para a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe ocorreu nesta terça-feira, dia 12 de dezembro de 2017. É que o deputado Estadual, e presidente da Casa Legislativa, Luciano Bispo, assinou  junto a Fundação Carlos Chagas, contrato para  realização do  primeiro Concurso Público da Alese.

Além de diversos deputados, a Solenidade de Assinatura de Contrato para  Concurso Público da Casa Legislativa de Sergipe contou com a presença de representantes do Sindicato da Assembleia Legislativa, da Fundação Carlos Chagas, Imprensa local, e   funcionários da Alese de setores múltiplos.

Para o presidente da Alese, Luciano Bispo, concurso representada um marco para a história da Casa Legislativa. “É uma instituição de renome nacional, de transparência e lisura. Esperamos a inscrição de todos, passarão àqueles que melhor se prepararem. Com a assinatura desse contrato, a partir de hoje todo o desenvolvimento para realização de concurso ficará a cargo da Fundação Carlos Chagas”, comemorou  Luciano Bispo, ressaltando que a expectativa de inscritos para as 96 vagas é de 21 mil inscritos.

O anúncio oficial sobre vagas, valores de inscrição, e diversas informações que comportam no Edital, foi passado pelo diretor Geral da Assembleia Legislativa, Roberto Bispo. “Optamos a pela Fundação Carlos Chagas, instituição responsável por realizar diversos concursos do Brasil. Éramos cobrados pelo MP do Estado e pelo Tribunal de Contas, pois a Alese vinha sendo a única instituição do Estado que  não havia realizado concurso até hoje”, frisou o diretor geral, Roberto Bispo

Concurso

Ao total a Casa Legislativa de Sergipe irá dispor 96 vagas no concurso, substituindo número de cargos comissionados existentes em alguns setores.

Segundo explicou Roberto Bispo, o Edital para Concurso Público será publicado no dia 12 de Janeiro de 2018. As inscrições serão iniciadas no dia 18 de janeiro, e encerradas no dia 27 de fevereiro. E as Provas do Concurso da casa Legislativa irão ocorrer no dia 22 de abril de 2018.

De acordo com a  chefe de Finanças e Orçamento, representante da Fundação Carlos Chagas, Etiane Constantino, a fundação ficará responsável por toda a coordenação do concurso. Trataremos de escolas, segurança, fiscalização, e tudo o que envolve o concurso. Agradecemos a confiança, e por fazer parte dessa história para a Casa Legislativa”, disse Constantino durante assinatura de contrato para concurso.

O diretor Geral da Casa Legislativa explicou, ainda, que os   doadores de medula e desempregados, com comprovação da real situação, ficaram isentos do pagamento de inscrição. O valor da inscrição para o Nível Médio é de R$ 85 reais, e o de Nível Superior, será de R$105 reais. “As isenções desses candidatos serão pagas pela Casa Legislativa”, garantiu Roberto Bispo.

A expectativa é que 20 mil candidatos realizem o concurso público da Assembleia Legislativa de Sergipe.

|Fonte: Assessoria de Comunicação
|Foto: Jadilson Simões/Alese


Um adolescente de 16 anos está entre as vítimas de homicídios registradas no Instituto Médico Legal de Sergipe (IML). O rapaz, identificado como Robert Yuri Santos, conhecido popularmente como “Rabicó”, foi assassinado dentro de sua própria residência, localizada no loteamento Escurial, no povoado Mosqueiro, Zona de Expansão de Aracaju.

Segundo depoimento dos familiares, duas pessoas invadiram a casa e executaram o adolescente na madrugada desta terça-feira (12). Ainda segundo testemunhas, os pais do garoto foram trancados pelos criminosos em um dos quartos, que fugiram em seguida.

A Polícia Militar informou que o adolescente já havia sido apreendido por porte ilegal de arma de fogo e, pelas circunstâncias do ocorrido, possivelmente o crime poderá ser enquadrado como execução.

|Por Soma Notícias
|Foto: Ilustração

safra 1

O Brasil país deverá ter, em 2018, uma safra de cereais, leguminosas e oleaginosas 9,2% menor do que a produção deste ano. O segundo prognóstico da safra de 2018, divulgado hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro, prevê uma safra de 219,5 milhões de toneladas em 2018, 22,4 milhões a menos do que a produção esperada para 2017.

A queda prevista por esse segundo prognóstico é ainda maior do que a feita pela primeira estimativa, divulgada em novembro, que previa um recuo da safra de 8,9%.

Entre os cinco principais produtos para a próxima safra, três devem apresentar quedas na produção: arroz em casca (-8%), milho em grão (-15,9%) e soja em grão (-5,9%). São esperadas altas na produção de algodão herbáceo (4,5%) e de feijão em grão (4,1%).

Safra de 2017 será maior

O IBGE também divulgou hoje sua 11ª estimativa para a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2017, realizada em novembro. De acordo com o instituto, a safra deste ano deverá ser 0,1% maior do que a estimada pelo décimo levantamento, realizado em outubro.

Espera-se que o ano seja encerrado com uma safra 30,2% maior que a de 2016: 241,9 milhões de toneladas, ou 56,1 milhões de toneladas a mais do que no passado.

Entre as principais lavouras, a soja deverá fechar 2017 com uma alta de 19,4%, o arroz com um crescimento de 17,4% e o milho com aumento na produção de 55,2%.

|Fonte: Agência Brasil
|Foto: Arquivo/Agência Brasil

grande 183941

Policiais da cidade de Moita Bonita, localizada a 64km de Aracaju, prenderam, na noite dessa segunda-feira (11), Edvaldo dos Santos, conhecido popularmente como Chiquinho. O homem é acusado de matar, com golpes de machado e faca, a esposa, identificada como Morja Etiane Carvalho Gonçalves. A jovem tinha 30 anos e estava grávida do agressor.

Segundo depoimento de Chiquinho à polícia, o crime aconteceu no povoado Campo Grande, zona rural do município, após uma discussão no último sábado, dia 09. O acusado disse aos policiais que estava bêbado e ficou nervoso quando a esposa questionou onde ele tinha passado o dia.

Durante briga, Chiquinho confessou que, mesmo sabendo que estava grávida, matou a mulher usando um machado e uma faca.

O acusado foi encaminhado ao sistema prisional do Estado.

|Por Soma Notícias
|Foto: Divulgação/SSP

smttcarro

Desde que um trecho da Avenida Ivo do Prado, na região central de Aracaju, foi parcialmente interditado para realização de uma obra do Governo do Estado, em frente ao Museu da Gente Sergipana, alguns problemas no tráfego começaram a surgir. Além da dificuldade que os condutores têm de circular pela área, devido ao bloqueio de parte da pista, muitos denunciam que agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que deveriam auxiliar no fluxo de veículos, ficam parados. Trancados dentro das viaturas.

O caso foi tema de discussão em uma rede social nesta segunda-feira (11), e, segundo a jornalista Valquíria Miron, que diariamente passa pelo local, a situação não é de agora. “O movimento no cruzamento da Ivo do Prado com a Barão de Maruim é sempre grande. Já passei pela manhã e pela tarde e vi a mesma cena, o carro da SMTT ligado e os agentes dentro do veículo, com o ar condicionado ligado. Por causa dessa desorganização, alguns carros ficam parados no meio do cruzamento”, denuncia.

A professora Daiane Cruz também passa pelo mesmo problema. De acordo com ela, circular por esse trecho, nos horários de pico, tem sido um verdadeiro martírio. "O trajeto já está complicado devido a obra e, para completar, os agentes não realizam nenhuma ação para minimizar os transtornos. Muito pelo contrário. Trabalho em dois lugares, um deles na região central, e sempre que passo, vejo os agentes dentro das viaturas sem sequer fazer nada", afirma.

Quem também afirma ter sérias dificuldades é o representante comercial Danilo Gonçalves. “Já virou rotina. Toda vez que preciso passar por ali, a cena é a mesma. Os agentes sempre estão dentro das viaturas, enquanto o trânsito fica completamente desorganizado. Circulo pela região diversas vezes ao dia e raramente vejo algum agente fora da viatura, atuando de verdade”, pontua.

smttagente

Justificativa

Procurada para falar sobre o assunto, a assessoria de comunicação da SMTT disse que a situação flagrada pela população “certamente é de um horário de menor fluxo na região, em que os agentes entraram na viatura para rapidamente descansar e tomar uma água”.

Ainda segundo a assessoria, três equipes estão diariamente no local, em sistema de revezamento, para organizar o trânsito e orientar os condutores durante as obras do Governo do Estado.

A assessoria informou, também, que, ao longo da Avenida Ivo do Prado, foi instalada uma sinalização temporária que orienta sobre os desvios e a presença de operários na via.

|Por Soma Notícias
|Fotos: Reprodução/Redes Sociais
           Assessoria de Comunicação

Pagina 1 de 116

Sobre Nós

O Soma Notícias é um projeto voltado para garantir que a notícia chegue até o leitor de forma qualificada, com a confiabilidade necessária, numa forma de reportar à toda sociedade assuntos que são de interesse público. Como vivemos um momento diferenciado na comunicação, em que a importância de quem consome a notícia é mais valorizada do que nunca, o Soma Notícias vem para se somar ao objetivo de termos uma sociedade cada vez mais justa, plural e ciente de que os direitos e os deveres dos cidadãos se aplicam a todos, sem exceção. E isso só é possível se tivermos acesso a uma gama de informações confiáveis, que não abram espaço para a dúvida quanto a sua procedência. Essa é a missão do Soma Notícias. E é para executá-la que aqui estamos!

Newsletter

Deixe seu melhor e-mail para receber novidades e/ou promoções.
Somos contra Spam!