Municípios

itaporanga1

A cidade de Itaporanga d’Ajuda, localizada a 29km da capital sergipana, foi palco de mais uma edição do Prêmio Maneca Sobral, que homenageia personalidades do município que se destacaram pelos serviços prestados à sociedade. Na noite da última quinta-feira (14), o suplente de vereador Geraldo Fotógrafo foi um dos premiados. A cerimônia aconteceu no Auditório Municipal Prefeito César Mandarino.

Organizado pelo promotor de eventos Gil Rodrigues, a festividade contou com a presença do prefeito Otávio Sobral (PSDB) -- que também foi homenageado -- e de outros nomes da política regional. “Hoje nós prestamos uma justa homenagem ao Geraldo Fotógrafo, amigo de todas as horas, pelos seus relevantes serviços prestados na nossa cidade, principalmente nos que dizem respeito às tradições religiosas”, explicou o organizador.

itaporanga

Geraldo Fotógrafo foi vereador do município e recebeu, das mãos do organizador, a comanda que, este ano, levou o nome do ex-vereador Manoel Sobral Neto, conhecido popularmente como Maneca Sobral, falecido em setembro deste ano.

Além de ex-vereador, Maneca também exerceu o cargo de vogal da Junta Comercial de Sergipe (Jucese).

|Por Soma Notícias
|Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Mão Amiga Laranja Arauá e Pedrinhas 8

Teve início nesta quarta-feira, 13, o ciclo de entregas de cartões e novas senhas aos beneficiários do Mão Amiga Laranja nos 14 municípios da citricultura cadastradas no programa. O vice-governador Belivaldo Chagas e o secretário de Estado da Inclusão Social, Zezinho Sobral, estiveram com os trabalhadores da colheita da laranja de Arauá e Pedrinhas, onde anunciaram que nesta edição serão entregues bolsas colheiteiras a todos os 4441 beneficiários do Programa, e que a primeira parcela do benefício deverá ser creditada ainda antes do Natal.

Só em Arauá, 259 agricultores serão beneficiados com quatro parcelas de R$ 190, sendo que 44 deles correspondem a novas inscrições. Já em Pedrinhas, participam desta edição 213 agricultores, dos quais 35 integram o programa pela primeira vez. No total, a edição 2017 do programa alcançará 4441 trabalhadores da colheita da laranja dos municípios de Arauá, Pedrinhas, Boquim, Umbaúba, Itaporanga, Indiaroba, Santa Luzia do Itanhy, Itabaianinha, Riachão do Dantas, Estância, Lagarto, Cristinápolis, Salgado e Tomar do Geru. O investimento total aproximado é de R$ 3.375.160,00 do Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Inclusão Social (por meio do Fundo Estadual de Combate à Pobreza).

O secretário Zezinho Sobral conversou com os beneficiários e apresentou o modelo de bolsa colheitadeira que será distribuída para os trabalhadores rurais, com o objetivo de auxiliar na colheita da laranja. “Na última edição, vocês receberam a camisa do programa e pediram essa bolsa. Pois bem. O governo ouviu vocês e foi atrás de quem fabricasse um modelo de bolsa colheitadeira para facilitar o trabalho na lavoura e, para isso, teremos o apoio indispensável do Banese”, pontuou. Ainda segundo ele, os EPIs e as palestras sobre saúde do homem, hipertensão e diabetes são novidades que o programa agrega para ampliar o benefício e agregar valor. “É inclusão pela renda, pela cidadania e pelo direito”, disse o gestor.

Segundo o vice-governador Belivaldo Chagas, o Mão Amiga é um programa prioritário para o governo, e estão sendo feitos os esforços necessários para mantê-lo. “Não tem sido fácil governar diante da crise no país, mas no meio da dificuldade temos que procurar alternativas, principalmente para quem mais precisa. E nesse momento de entressafra, em que o pai e mãe de família que trabalham com a laranja têm dificuldade de encontrar emprego, esse benefício tem muita importância, pois se soma com outros auxílios e ajuda o trabalhador a pagar suas contas, fazer seu supermercado ou comprar um remédio”, declarou Belivaldo.

É o que diz seu Antonio José de Jesus, 49 anos, morador de Pedrinhas. Ele é beneficiário do Programa Mão Amiga há cinco anos e conta que as parcelas ajudam muito na época da entressafra. “Quando não tem laranja eu vou roçar pasto. Não escolho trabalho. Tenho três filhos e o benefício do Mão Amiga ajuda demais. Já dá para pagar bujão e gás”, disse. Para ele, a bolsa colheiteira será de grande utilidade. “Por mim, já está muito aprovada. A gente faz a colheita usando a caixa, mas a bolsa é muito melhor. A caixa dá dois trabalhos porque a gente tem que abaixar pra descarregar e levantar de novo, além de ser muito mais pesada. A gente agradece ao secretário por ter ouvido o pedido da gente”, disse.

 

|Fonte e fotos: SEIDH

tobiasbarreto

Uma comerciante da cidade de Tobias Barreto, localizada no agreste do estado, foi vítima de ação de um criminoso na tarde desta quarta-feira (13). Segundo denúncia da mulher, que teve a identidade preservada, o homem -- de aparentemente 45 anos -- chegou ao estabelecimento alegando que queria um determinado produto e pediu desconto. A vendedora informou que iria entrar em contato com o proprietário da loja e, no momento que passou o celular para que fosse realizada a negociação, o suspeito fugiu com o aparelho.

Desesperada, a funcionária se dirigiu à delegacia do município para prestar boletim de ocorrência e, durante depoimento, descobriu que tinha sido mais uma vítima deste mesmo criminoso.

O homem, de acordo com a polícia local, já havia praticado crime semelhante em outros estabelecimentos comerciais e, devido a quantidade de casos existente, está sendo investigado.

As imagens das câmeras de segurança das lojas da região serão utilizadas na identificação do suspeito e a polícia solicita o apoio da população, por meio de informações no Disque Denúncia 190.

|Por Soma Notícias
|Foto: Ilustração/Internet

DSC 0443

Tato, paladar, audição, olfato, visão, intelecto. Cada sentido do corpo humano tem sua função, tão vital para reconhecer cores, sabores, sensações, entre tantas outras experiências que o mundo pode proporcionar. Mas, é certo que viver em um universo onde não ter um destes sentidos é fazer parte de uma minoria, e acaba sendo um desafio para quem precisa se adaptar ao todo. Nesta quarta-feira, 13, é comemorado o Dia do Deficiente Visual e diante da necessidade de incentivar a igualdade, a solidariedade e o respeito, a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, através da diretoria de Direitos Humanos e Centro Dia, realizou uma oficina de brinquedos sensoriais no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Antônio Valença. 

O objetivo da atividade foi interagir com as crianças para fazê-las vivenciar algumas das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência em seu dia a dia. “Uma das propostas da diretoria é a prevenção às violações de direitos da pessoa com deficiência. Por este motivo iniciamos, em outubro, algumas ações nos equipamentos para mostrar à população quais as dificuldades que estas pessoas passam diariamente. Apesar de difícil, é possível. Mesmo de um modo diferente, em um tempo diferente”, destacou o coordenador de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal da Assistência, Murillo Oliveira.

Dos 16 Cras, dez unidades já receberam a atividade, com foco nas crianças e adolescentes. Murillo ainda destacou outras intervenções. “Recentemente também fizemos um cinema sensorial no Cras 17 de Março, com a exibição de um filme com áudio-descrição, começando um ciclo de conscientização, além das rodas de conversa que já realizamos. Isso mostra que mesmo com a perda de um sentido, um membro ou com deficiência intelectual, estas pessoas têm capacidade de aprender ou se comunicar. É preciso visualizar as pessoas com deficiência sem considerá-la como coitadinhas”, salientou.

De acordo com a coordenadora do Centro Dia, Lidiane Barbosa, é importante que cada um se coloque no lugar do outro para ter mais empatia. “Aqui os meninos e meninas conseguem entender o significado de aceitar o que é diferente e conviver em harmonia com isso. Eu considero como positiva esta nossa vinda, pois nós conseguimos ver nas falas de cada um deles, durante a prática, que o preconceito pode ser desconstruído.”

Mateus da Silva tem 12 anos, está morando em Aracaju há cinco meses e, por incentivo da família, sempre participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras. Ele, que tem e convive com uma tia com deficiência visual e intelectual, disse que teve dificuldades nas brincadeiras, mas que aprendeu bastante. “Deve ser muito difícil viver desse jeito, mas a gente convive com ela e ela consegue fazer tudo. Agora eu vejo o quanto a gente precisa cuidar dela, para facilitar as coisas ao máximo. Assim podemos viver melhor e ela também”, afirmou.

|Fonte: Assessoria de Comunicação
|Foto: Danillo França/Assistência

otaviosobral

Na manhã desta quarta-feira (13), o prefeito do município de Itaporanga d’Ajuda, Otávio Sobral (PSDB), recebeu a medalha “Amigo da Marinha”, durante cerimônia em alusão ao Dia do Marinheiro. A entrega aconteceu na sede da Capitania dos Portos de Sergipe, em Aracaju, e reuniu diversas autoridades políticas e empresariais.

“Este é um momento muito gratificante e importante para mim. Pois, esta é uma demonstração grandiosa da parceria que o nosso município tem com a Marinha de Sergipe”, ressaltou o prefeito.

otaviosobral1

Ainda durante o seu discurso, Otávio Sobral agradeceu o apoio dos familiares, amigos e secretários que, segundo ele, o auxiliam de maneira responsável e eficiente na administração do município.

“Agradeço a todos os amigos que prestigiaram este momento, como a minha esposa Izabel Sobral, meus filhos Ângelo e Marcelo, minha mãe Angélica Sobral, minha irmã Urânia Sobral, ao meu primo e amigo Vamber Garcez Dória e sua mãe Sônia Maria Garcez Dória, aos vereadores Edézio, Anazilda, Neguinho do Sapé, Professor Humberto, Silvio Leal e Mariza da Mata, aos secretários Ronaldo Oliveira, Rosi Rocha e Edwelton Gois, aos diretores Marcus Silva (Transporte) e Palmiro Fontes (Cultura e Turismo) e aos demais colaboradores da Prefeitura de Itaporanga”, acrescentou.

|Com informações da Assessoria de Comunicação
|Foto: Divulgação

drogasgati

Policias do Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati) apreenderam, na noite da última terça-feira (12), 42 tabletes de maconha, oito papelotes de maconha, um celular, duas balanças de precisão, uma balaclava (gorro de camuflagem de uso militar), um som automotivo, uma sacola com pinos vazios para armazenagem de cocaína, um pneu aro 13, três munições intactas de calibre 12 e um carro. A apreensão ocorreu durante perseguição a um grupo de criminosos no Conjunto Jardim, no município de Nossa Senhora do Socorro (SE).

A ação dos policiais fez parte de uma operação que investiga o tráfico de drogas na região. E, durante ocorrência, a quadrilha chegou a trocar tiros com a polícia e conseguiu fugir, deixando para trás todo o arsenal.

O veículo recuperado, de modelo Volkswagen/Polo, tinha irregularidades e, segundo a Polícia, possivelmente foi fruto de roubo. Tanto o carro quanto os materiais apreendidos foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas administrativas cabíveis.

Durante a ação, uma mulher, apontada como parceira de um dos suspeitos, foi detida e encaminha a Delegacia Plantonista.

|Por Soma Notícias/Com informações do GATI
|Foto: Divulgação/GATI

padrasto

O padrasto e a mãe de uma criança de um ano e nove meses, morta em novembro deste ano, são, de acordo com as investigações da Polícia Civil de Simão Dias, os responsáveis pelo crime. A garotinha, segundo apuração, foi agredida e teve múltiplas fraturas e lesões nos olhos, lábios, orelha e virilha, além de apresentar um quadro de traumatismo craniano.

Após o ato brutal, a menina chegou a ser levada ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), mas acabou falecendo poucos dias depois.

José Leandro Santana Santos e a esposa, que teve a identidade preservada, foram indiciados por homicídio qualificado. Ele já está preso, mas, a mãe da garota, de acordo com a PC, terá prisão preventiva assim que o período pós-parto -- visto que deu a luz a um bebê recentemente -- terminar. Contudo, durante este tempo, continuará sendo acompanhada de perto pela Justiça.

O inquérito policial revelou, ainda, que José Leandro já havia agredido a menina outras vezes e, durante  o depoimento, ele confessou que a garota chorava muito e isso o deixava irritado.

|Por Soma Notícias/Com informações da SSP
|Foto: Divulgação/SSP

grande 183941

Policiais da cidade de Moita Bonita, localizada a 64km de Aracaju, prenderam, na noite dessa segunda-feira (11), Edvaldo dos Santos, conhecido popularmente como Chiquinho. O homem é acusado de matar, com golpes de machado e faca, a esposa, identificada como Morja Etiane Carvalho Gonçalves. A jovem tinha 30 anos e estava grávida do agressor.

Segundo depoimento de Chiquinho à polícia, o crime aconteceu no povoado Campo Grande, zona rural do município, após uma discussão no último sábado, dia 09. O acusado disse aos policiais que estava bêbado e ficou nervoso quando a esposa questionou onde ele tinha passado o dia.

Durante briga, Chiquinho confessou que, mesmo sabendo que estava grávida, matou a mulher usando um machado e uma faca.

O acusado foi encaminhado ao sistema prisional do Estado.

|Por Soma Notícias
|Foto: Divulgação/SSP

Sobre Nós

O Soma Notícias é um projeto voltado para garantir que a notícia chegue até o leitor de forma qualificada, com a confiabilidade necessária, numa forma de reportar à toda sociedade assuntos que são de interesse público. Como vivemos um momento diferenciado na comunicação, em que a importância de quem consome a notícia é mais valorizada do que nunca, o Soma Notícias vem para se somar ao objetivo de termos uma sociedade cada vez mais justa, plural e ciente de que os direitos e os deveres dos cidadãos se aplicam a todos, sem exceção. E isso só é possível se tivermos acesso a uma gama de informações confiáveis, que não abram espaço para a dúvida quanto a sua procedência. Essa é a missão do Soma Notícias. E é para executá-la que aqui estamos!

Newsletter

Deixe seu melhor e-mail para receber novidades e/ou promoções.
Somos contra Spam!